About Me

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Sobre aceitar meu corpo

| |
Iae galere, 

Eu sempre tive muita dificuldade em aceitar meu corpo, quando eu era criança por questões raciais mesmo, eu negava muito ser negra, isso mesmo eu negava. Na medida que eu fui crescendo, eu fui entendendo das questões raciais da vida, entendendo que a cor da minha pele não era um problema, o problema era quem me fazia pensar que era ruim ser negra. Com a adolescência eu comecei a me cobrar mais pelo corpo que estava se formando e hoje com 22 anos eu comecei agora aceitar meu corpo. 

Com a medida que o tempo passa e vamos vendo os "corpos perfeitos" de algumas influencers, muitas pessoas se sentem cada vez mais mal com o seu corpo, gostando cada vez menos de si, eu já me senti assim e é normal. Hoje eu to aqui para falar sobre aceitação, como eu me aceitei e encontrei minha auto estima.


Imagem via

Como eu falei, na minha infância eu me sentia horrível por ser negra e eu negava a cor da minha pele, minha família teve inúmeras conversas comigo sobre o assunto e eu me lembro perfeitamente de chorar, porque de alguma forma haviam colocado na minha cabeça que somente as meninas brancas e de cabelos lisos eram bonitas, e eu sou negra e meus cabelos naturais são enrolados. Hoje eu consigo lembrar disso e rir da minha inocência. 

Fui crescendo e entendendo que ser negra não era motivo de vergonha e sim de orgulho, mas não aceitava de jeito nenhum meu cabelo, meus cachos eram pra mim motivo de vergonha, eu achava ele feio e queria de toda forma alisar e com 15 anos eu alisei, foi também quando meu corpo estava se formando cada vez mais rápido, algumas pessoas diziam que meu corpo estava ficando bonito e eu não aceitava, porque eu queria ser igual as adolescentes da tv. Com seios grandes, sendo que os meus são pequeno e eu tinha MUITA vergonha de usar uma blusinha decotada por isso. Foi nessa época também que a minha dermatite voltou a atacar e minhas pernas começaram a ficar com manchas escuras por conta da disso e eu parei de usar saias, vestidos e shorts.. 

Chegou um tempo que eu comecei a pensar que eu nunca iria arrumar um namorado, por causa da minha aparência física e comecei a pensar que os garotos que eu ficava estavam "me fazendo um favor" e que eu nunca conseguiria algo melhor (?). Eu tive um namoradinho que eu nunca gostei realmente dele, mas na minha cabeça eu achava que não iria conseguir um outro namorado. Um dia me dei conta e terminei e nunca conseguia me sentir bem, aconteceram outras coisas das coisas me frustaram muito mais e o pouco de auto estima que eu tinha foi embora. 

Muitas outras coisas aconteceram depois disso, comecei a namorar novamente e mesmo assim com dificuldade de lidar com o meu corpo e a dermatite com o tempo vem piorando e eu não tenho convênio médico, dependo de saúde publica e incrível como nunca consigo a minha consulta com o alergista. Mas de uns tempos pra cá comecei a me questionar: "Porque eu tenho tanta vergonha assim?", turu bem eu não sou perfeita e tão pouco esbelta, sou magra, fora de forma, minhas pernas são manchadas e eu tenho estrias, mas eu entendi que eu tenho que aceitar meu corpo do jeito que ele é; não é e não tem sido uma tarefa fácil, principalmente com digitais influencers com corpos "perfeitos"(com cirurgia) e a mídia nos empurrando um determinado padrão torna mais difícil.

Mas eu sigo aprendendo a me aceitar e não ficar com tantas neuras, tenho a perna manchada sim e aí? Nada que com paciência eu não consiga dar um jeito. É um processo difícil sim, não dá pra negar isso, mas é necessário e todos nós devemos caminhar para isso. A aceitação é uma das coisas mais importantes para a nossa saúde mental.

E vocês como lidam com a autoestima e aceitação do próprio corpo? 

Beijos e me segue nas redes sociais



28 comentários:

  1. Adorei seu texto, aceitação é essencial para se sentir feliz e bonita. Cada uma de nos somos bonita do jeitinho que somos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Jhessi <3

      Ah que bom que você gostou do texto e sim aceitação é muito importante mesmo!

      Beijos <3

      Excluir
  2. Não tenho o corpo perfeito, e sempre tive um certo receio de usar biquíni, por não gostar mt do meu corpo, aceitação e a primeira coisa a se fazer, e o mais importante, AMOR PROPRIO! Com o tempo aprendi isso, a ter amor proprio!

    Adorei seu post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Pri,

      Eu também tinha muito receio de usar biquíni por causa das minhas estrias, mas dei uma desencanada legal em relação a isso, tudo bem ter estrias sabe? Não é o fim do mundo, muitas mulheres tem e qual o problema!

      Obrigada!
      Beijos <3

      Excluir
  3. O principal é gostarmos de nós mesmos, aí já é um pulo para a aceitação. Cada um tem a sua beleza, só basta descobri-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Patricia, estou aprendendo isso todo dia, um pouco mais a cada dia !

      Beijos <3

      Excluir
  4. O padrão deve ser o nosso padrão! Texto super top e muito reflexivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, aprender isso tem me feito muito bem e acredito que todxs nós, cada um no seu tempo irá descobrir isso!

      Beijos <3

      Excluir
  5. Quando eu tinha 15 anos eu não aceitava o meu corpo eu era muito magrinha, tinha raiva, porque as meninas tinham um corpo bonito e eu não. Mas quando me tornei adulta continuava magrinha, mas já pensava diferente, deixei pra lá, me aceitei do jeito que sou. Deus me fez magrinha, hoje gosto de ser magra, temos que nos amar como nós somos, aprendi isso, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luci, é com o tempo e no nosso tempo aprendemos isso, eu to no meu tempo de aprender a me amar e me aceitar como eu sou sem querer agradar a ninguém, além de mim. É muito importante esse aprendizado e faz parte da nossa jornada!

      Beijos <3

      Excluir
  6. Acho incrível que esse movimento em prol da auto-estima esteja ganhando cada vez mais força! Se eu tivesse essa consciência quando era mais nova, teria me poupado de muitos acessos de tristeza e depressão!
    Muito lindo isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei Babi

      Faço das suas minhas palavras e sim, eu teria me poupado muito mais também de tanta tristeza e de tanta dor, mas acredito também que tudo faz parte de um processo e se eu sou a mulher que eu sou hoje é graças a tudo que passei e superei e claro, a tudo que venho aprendendo.

      Beijos <3

      Excluir
  7. O padrão a ser seguido é o nosso padrão! Se ame, se aceite! ótimo post!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jéssica!
    Na minha infância/adolescência eu não aceitava muito meu cabelo, mas acho que boa parte dessa não aceitação era pelo que as pessoas falavam. Na escola todo mundo tirava uma com a minha cara devido ao meu cabelo. Fui crescendo e comecei a não ligar mais, depois comecei a alisar o cabelo e agora estou tentando deixa-lo natural.
    Eu tinha o mesmo pensamento que você, que eu ninguém ia querer ficar comigo, devido ao meu cabelo.
    Mas que bom que eu mudei viu. Ainda bem que minha cor eu nunca neguei, e hoje eu tenho mais orgulho dela ainda.

    Beijos

    Camila Por Aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cami <3

      É horrível né? Eu também alisei e to pensando seriamente na tomada de decisão de deixar ele natural também, e que bom que aprendemos né? Mudar faz parte, se passamos por tais situações foi para podermos evoluir e hoje somos mulheres mais fortes e vamos ficar cada dia mais fortes!

      Beijos <3

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Não acho nada normal se sentir ruim com o corpo que tem, porque isso mostra exatamente que a sociedade nos impõe um padrão e temos medo ser NATURAL, de sermos nós mesmas, de nos aceitarmos assim, de nos amarmos assim.
    Enfim, eu amei muito o seu texto. Achei mega inspirador em vários sentidos. <3

    Beijos da Manu 😍
    Visite: Coisas do Tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a sociedade coloca muita coisa na nossa cabeça para fazer com que sejamos insatisfeitas com o nosso corpo, é a mídia na sua grande (completa) maioria das vezes. Que bom que gostou, fico feliz! <3

      Beijos Manuuuu <3

      Excluir
  12. Faz parte, todas temos nossas fases, mas conforme amadurecemos vamos aprendendo a lidar com as situações e vamos deixando muita coisa que nos incomodavam para trás. Com o tempo não damos mais tanta importância ao que nos é imposto pelos outros.
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Jussara,

      Sim sim, faz parte da nossa evolução mesmo e com o amadurecimento mudamos e evoluímos e hoje eu estou um pouco mais tranquila diante disso!

      Beijos <3

      Excluir
  13. amada com o tempo amadurecemos e aceitamos muitas coisas e aprendemos a nos amar a cada dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee,

      Sim sim, estou nesse processo de aceitação e amadurecimento. Me sinto bem melhor do que eu quera em anos atrás!

      Beijos

      Excluir
  14. Eu tenho problema com meu corpo desde de sempre e por mais que eu tente trabalhar isso eu continuo odiando e sinto que se eu não emagrecer MUITO, vou continuar me odiando, é complicado :///

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen amore, não pensa assim. Se você tem dificuldade de se aceitar procure uma ajuda profissional.. As vezes é realmente complicado, mas nada é impossível ok? Não pense negativo jamais e continue na sua jornada, procure ajuda, se a sua vontade for emagrecer e isso for te fazer feliz, procure um profissional para te ajudar e você vai sim conseguir e se amar muito, mas faça aquilo que for te fazer feliz e não aquilo que a sociedade impõe para nós ok? <3

      Beijos! <3

      Excluir